Literatura y poesía
"Sublime: la guitarra soñadora y el payaso"

“céu azul clareia o dia
orquestra de bem-te-vis
um simples verso que diz
faz nascer uma alegria
se lembra que o sol sorria
e a viola despertou
o seu canto se espalhou
pela terra até o mar
são dez cordas a tocar
bem que o palhaço avisou”
O livro “Sublime: a viola sonhadora e o palhaço” surge a partir de um processo de pesquisa e criação integrando as linguagens da poesia, do circo e da música e será a publicação que abrirá os trabalhos da Editora Passarada.
Como eixos temáticos temos a poesia popular com seu ritmo, métricas e musicalidade criando diálogos com o instrumento musical que também surge como personagem no livro: a viola brasileira, dita viola caipira, viola de 10 cordas, viola de arame, de folia ou simplesmente viola, também revelando proximidades com o universo da arte do palhaço e encanto circense, tendo um palhaço como autor do livro: Palhaço Viola, um trabalho desenvolvido pelo multi artista, pesquisador e educador Rafael Palmieri.
A obra literária conta com ilustrações de Nice Lopes, artista especializada em literatura para infância, trazendo seu olhar delicado, poético e potente para composição do livro de forma especial. São 10 poemas ilustrados navegando pelas métricas presentes na poesia falada e cantada da cultura popular brasileira como: carretilhas, décimas de sete, décimas de onze, galopes à beira-mar e sextilhas. Uma coleção de poemas para brincar, cantar, declamar e contar.
“Todo som alimenta o poeta,
solta em rimas, inventa, cria festa,
seja só, na cidade ou na floresta,
com sorriso, com choro, tudo afeta...
Se pendura na língua feito atleta,
sobe estrelas, abraça o luar,
desvendando a noite pra alcançar,
o mais belo encaixe encantado,
pro ponteio ficar bem aprumado,
chama o povo e as crianças pra cantar…”
"Poemas para el desconcierto"




"Poemas para el desconcierto" implica la creación de una serie de poemas inventados interpretados por Palhaço Viola dentro del proyecto "Palhaço Viola em - Uma semibreve odisseia musical" contemplado por la Ley Aldir Blanc (2021).
¿Te gustaría recibir un PDF especial con la colección de obras? Contáctanos.
"Es el turno del niño de dejarse volar"
Proyecto incluido en la convocatoria de apoyo a proyectos culturales independientes en la ciudad de Santos/SP - Facultad
¡muy pronto!










